domingo, 20 de fevereiro de 2011

Logística para treinamentos

Logística é tudo aquilo que dá sustentação a alguma atividade, a uma ação planejada. O modelo de logística empresarial foi copiado das atividades militares. Qualquer militar de carreira sabe que uma batalha, uma guerra enfim só pode ser vencida quando a logística é executada com perfeição: de nada adianta ter os melhores soldados, as melhores armas, os melhores tanques, enfim, não adianta nada se não houver na retaguarda, um cuidadoso trabalho de logística, de fornecimento de suprimentos.

No caso de uma batalha ou de uma guerra, o soldado precisa em linhas gerais de alimentos, roupas, munição, medicamentos de primeiros socorros, etc.; enquanto que máquinas precisam de combustível, de peças e manutenção períódica para continuarem no front.

Da mesma forma nas empresas qualquer atividade a ser realizada pressupõe planejamento prévio e o apoio logístico para que todos os objetivos propostos sejam alcançados.

No caso de um treinamento o planejamento deve ser feito de modo cuidadoso para que todas as etapas sejam realizadas com sucesso. O ideal é fazer um check list que determine local, data, horário, prazo e custo das inscrições, resumo dos conteúdos, tempo de duração, ques será ou quem serão os instrutores, quais serão os recursos materiais necessários, que tipo de ambiente deverá estar disponível, como os participantes serão transportados, se serão fornecidas refeições, enfim, é preciso pensar em tudo.

Com algumas horas dedicadas ao planejamento é possível realizar treinamentos cada vez mais objetivos, agradáveis e que alcancem sua principal função: provocar mudanças de comportamento.

Nesse particular a logística se torna fundamental para qualquer organização que pretenda atingir esses objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário